Há 40 anos a revista Architectural Design publicou uma edição especial sobre Mulheres na Arquitetura, em agosto de 1975. Na época, a diretora Monica Pidgeon enviou cartas para 100 arquitetas perguntando: o que uma mulher pode fazer de contribuição para a arquitetura que um homem não pode (e vice versa) e quais são as vantagens ou desvantagens em ser uma mulher nessa carreira.
Agora em 2016 uma nova versão da pesquisa pretende verificar e repetir a iniciativa de Pidgeon através de um questionário on-line com perguntas semelhantes.
A pesquisa busca saber o que mudou hoje para as mulheres na profissão. Ainda não existem muitas mulheres na arquitetura e a sua participação nessa pesquisa irá colaborar para aumentar a compreensão sobre essas questões.
O questionário foi traduzido para o português; podem participar homens e mulheres até o dia 24 de fevereiro de 2016 e todas as respostas permanecerão anônimas. Um relatório com os resultados deverá ser publicado em 8 de março de 2016.
Participe da pesquisa clicando aqui.
Fundado pela Architectural Association de Londres e com sede na Universidade Politécnica de Valência, o projeto é coordenado pela arquiteta Eva Alvarez, e conta com pesquisadoras e arquitetas de universidades de vários países com o intuito de fazer um balanço e analisar a posição das mulheres na arquitetura na atualidade. O Brasil participa da pesquisa tendo a Profa. Dra. Ana Gabriela Godinho Lima como coordenadora, por indicação da Profa. Dra. Ruth Verde Zein.